“your problem is reality.

“your problem is reality. You can’t take it.”

7 de dezembro de 2013

"O Hip Hop é tão grande que qualquer palco fica pequeno!"

Hoje vou escrever sobre o RAP, que apesar de ser criticado e desprezado por grande parte da sociedade é o estilo musical predilecto de uma grande parte da geração actual. Antes de mais quero esclarecer que a diferença entre rap e o hip hop é que no hip hop existe uma maior preocupação com a sonoridade e a batida e no rap existe mais letra e improviso, logo quando digo "rap" ou "hip hop" refiro-me aos dois.
 O rap aborda temas actuais como a politica, a escola, as drogas e até o amor. É abordado muitas vezes através do calão, a sua linguagem nem sempre é a melhor e por essa razão o estilo musical é censurado nas rádios e em bastantes canais televisivos. Na minha opinião o grande problema do rap sãos os estereótipos que lhe foram incutidos pela sociedade. Talvez por abordar os temas de uma maneira tão directa, sem rodeios, e também por ser dominado por homens de raça negra, grande parte de bairros problemáticos,  torna o hip hop visto como a música dos marginais ou dos ditos "rebeldes". Há quem diga que o rap é uma má influencia para as mentes jovens e inocentes, esquecendo-se de que ninguém é obrigado a ouvi-lo e que para encontrá-lo é preciso que se interessem minimamente. O problema de grande parte das pessoas é que apenas se limitam a ouvir o som e não as letras de verdadeiros poetas/escritores/compositores que se dedicam ao rap.
É óbvio que nem todos os adolescentes o ouvem, assim como nem todos os adultos o desprezam. Eu sou uma dos muitos jovens rendidos ao poder do hip hop ou rap. Não só pelas emoções que me proporciona mas também por ser a voz da nossa geração, tão ignorada pelos "adultos".
 Jimmy P transmite uma sensação muito soft, e nas suas músicas não falta poder e garra, abordando temas como auto-valorização e a força interior como na musica "Só Depende de Ti" e "Warrior" há quem diga que defini-lo é uma missão, pois a sua sonoridade passa pelo hip hop, reggae, rock e até pop.
O meu preferido de todos os rappers é sem duvida o grande Valete, este conta histórias dos subúrbios nas suas musicas, é um grande artista e as suas músicas são arrepiantes.
Existem imensos artistas, como Allen Halloween com um estilo bastante sombrio, na minha opinião as suas musicas são acima de tudo desabafos transformados em arte. Também existe Virtus com musicas apaixonantes, Mundo Segundo, Bezegol, Xibata, Dengaz, Sam the Kid, Regula, entre outros.
Existem criticas muito fortes ao hip hop, como se fosse uma epidemia, acho que quem critica o hip hop e o rap são mentes fechadas e preconceituosas, lá porque ouço este estilo não quer dizer que nao consiga apreciar outros estilos e nunca ouvi ninguém que ouve hip hop criticar quem não o ouve, por isso não critiquem. O hip hop para além de uma irmandade é uma arte e não é para todos e para gostar é preciso querer e entender. Gostava que as pessoas respeitassem o hip hop como respeitam o pop ou qualquer outro estilo, e acredito que um dia o mundo perceba que aquilo que ouvimos realmente define quem somos e que de verdade somos todos diferentes, mas que não ha nenhum problema com isso.
 Meus amigos, o hip hop é grande.


(TRABALHO DE PORTUGUÊS, DESEJEM-ME SORTEEEE)

Sem comentários:

Enviar um comentário

sinceridade.